Bem vindo você que se interessa por assuntos relevantes a nossa sociedade e que deseja manifestar suas opiniões aos diversos temas que serão abordados.

Aproveite a estadia!
Para aqueles que pensam que política de fato é brincadeira para patetas se enganam, pois política significa algo mais majestoso, de real importância para nossas relações entre os demais países do globo.
Política é o ato de governar para o povo e pelo povo é a arte de usar o plano de ação com astúcia e diplomacia.

Palavras Mortas








"Mario Vargas Llosa é peruano e um dos maiores escritores da América Latina. É também, um político abortado. Tentou candidatar-se à presidência da República de seu país, em 1990, e perdeu no segundo turno para um alucinado Fujimori. O que ficou dessa experiência? As diversas funções que a palavra pode ter.

Reproduzo a seguir um trecho de uma entrevista dada por Vargas Llosa ao jornalista argentino Jorge Halperín e que foi publicada no livro Pensar el mundo, junto a diversas outras entrevistas com personalidades marcantes deste final de século. Halperín perguntou a Llosa o que faz um escritor com as palavras quando as deve usar como político. A resposta: Para um escritor, a linguagem é seu bem mais precioso. É uma relação que envolve enorme cuidado, respeito, quase uma reverência religiosa. Ela é trabalhada de maneira muito pessoal porque é através dela que criamos nossa identidade como escritor. Já para o político, a linguagem é apenas um instrumento. Como ele quer chegar ao maior número de pessoas, ele a simplifica e a repete. Por isso, em política, é irresistível o uso de estereótipos, clichês, estribilhos, tudo o que em literatura significa palavra morta.
Minha gente! Brasileiros e brasileiras! Votem em quem vai dar emprego! Vote em quem vai dar educação! Vote em quem vai dar educação! Vote em quem vai transformar esse país! Vote por um novo Brasil!
Você ouve essa cantilena desde que nasceu. Palavras ao vento, refrões massacrantes, frases sem conteúdo, sem idéias, sem soluções. Será que a população estranharia um discurso diferente, outras palavras? confundiria com literatura? Tenho uma curiosidade danada de saber como se sairia um candidato caso nos oferecesse outros verbos, outros predicados, menos slogans. Imagine ele dizendo o que vai fazer por que vai fazer e, principalmente, como e com que grana. Não seria um oásis no deserto? Não seria preciso rimar nem abusar de sintaxes apenas dar às palavras mais utilidade.
Iniciou-se mais uma maratona de propaganda eleitoral. Os candidatos são os mesmos, a boa intenção é a mesma. O que poderia despertar nosso interesse por essas eleições? Palavras vivas."

Martha Medeiros, agosto de 1998
Trem-Bala, editora L&PM

Postado porOs Três Patetas às 20:21 0 comentários  

257 candidatos analfabetos no Brasil

Quase 40% dos 290.118 candidatos registrados nos 26 estados estão na faixa etária dos 45 aos 59 anos e 257 (0,09%) são analfabetos, de acordo com as Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém se comprovado o analfabetismo, o candidato terá o registro indeferido e não poderá concorrer, segundo desembargador Cláudio Santos, presidente do Colégio de Presidentes dos TREs e do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.

Esses mesmos dados mostram que há 2.212 candidatos na faixa dos 18 aos 20 anos; 7.188, na dos 21 aos 24 anos; 19.366, na dos 60 aos 69 anos; e 3.378, na dos 70 aos 79 anos; e 340, tem mais de 79 anos. Já 323 não informaram a idade. 79,37% dos candidatos são homens, totalizando 230.280, e 20,63% são mulheres, isto é, 59.838 candidaturas. O maior número delas está concentrado em São Paulo que somam 23% do total das candidaturas do estado, com 8.609 candidatas, já em Minas Gerais são 8.044, 4.944 no Paraná, 4.472 no Rio Grande do Sul e por fim na Bahia, totalizam 4.084.

Postado porOs Três Patetas às 19:20 0 comentários  

Qual dos pontos você está mais insatisfeito com a política?